Uma Rede de Conexões


BEM VINDO A REDE ELAS NEGRAS CONEXÕES


Somos uma Rede de Conexões com Mulheres Negras, jovens e líderes provenientes de quilombos, com o propósito de promover os direitos das comunidades tradicionais, enfocando especialmente na autonomia das mulheres e da juventude. Atuamos por meio da implementação de iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde, assistência social, direitos humanos e incidência política, todos fundamentados nos princípios antirracistas. Estes princípios são reconhecidos como o alicerce do nosso combate às desigualdades no Brasil.

MISSÃO

Fortalecer as lutas das mulheres quilombolas, reivindicar políticas públicas para essas comunidades e combater a violência doméstica e/ou familiar são objetivos fundamentais. Propomos fortalecer o debate sobre questões de gênero, raça e direitos. Isso será alcançado por meio da formação de lideranças, concentrando-se em jovens e mulheres negras quilombolas da Bacia do Iguape, e envolvendo outras entidades do interior da Bahia para facilitar a articulação em rede.

VISÃO

Formalizada juridicamente em 2023, a Associação Rede Elas Negras Conexões concentra-se nos primeiros dois anos na formalização e estruturação jurídica e física. Nos anos subsequentes, será priorizado o fortalecimento institucional, com ênfase na formação de uma equipe capacitada. A implementação de um abrangente plano de desenvolvimento para a AREC, aliado a estratégias eficazes de comunicação e captação de recursos, é crucial para alcançar a sustentabilidade desejada


VALORES

Como defensora dos direitos das comunidades quilombolas e atuante nas causas relacionadas aos direitos das mulheres, bem como no combate à violência doméstica e familiar, nossa organização está empenhada na luta e defesa dos direitos humanos, na proteção ao meio ambiente e na promoção da justiça ambiental, considerando também a relevância da pauta racial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.